Competitividade e tarifas dominam painel do Conotel

 

09/04/2014

Gaudêncio Torquato, Flavio Rocha, Eraldo Alves da Cruz, Paulo Hartung e Luis Lara.

Sob o comando do secretário geral da CNC, Eraldo Alves da Cruz, o economista e ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o presidente da Riachuelo, Flavio Rocha, o jornalista Gaudêncio Torquato e o publicitário Luis Lara, da Lew, Lara, que teve de se ausentar rapidamente, debateram o cenário brasileiro hoje à tarde no Conotel, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Em comum, a crítica à competitividade e a esperança gerada pelas manifestações nas ruas, que começaram em meados do ano passado.


"Espero mesmo que o clima das manifestações inunde a política brasileira e inspire a sociedade", disse Hartung. "Espero que a consequência das manifestações seja de fato a melhoria na qualidade do serviço público", destacou o jornalista Gaudêncio Torquato. "A ineficiência do poder público influi diretamente na capacidade empresarial do Brasil e faz o País ter uma das mais baixas competitividades empresariais do mundo", salientou Flavio Rocha, das Lojas Riachuelo, provocado por Eraldo Cruz.

Cruz também citou o "índice Zara", gerado pela butique presente em 86 países. "No Brasil, os produtos Zara são mais caros por culpa do custo país", afirmou. Para o ex-governador do Espírito Santo, é preciso parar de inventar no setor público e começar a seguir o que já dá certo. "Nem todos os funcionários têm de ter estabilidade e nem tudo que o governo anterior faz é ruim. Cada governo que chega não precisa começar tudo de novo", disse.

MONITORAMENTO DE TARIFAS

Flavio Rocha destacou que o Brasil, por conta da burocracia e corrupção pública, perdeu modernidade e competitividade. "Com o poder público sendo uma pedra no caminho, não vai funcionar. O governo precisa ser um facilitador". Novamente, indagado por Eraldo Alves da Cruz, Flavio Rocha comentou o monitoramento das tarifas hoteleiras proposto pela Embratur. "A intervenção nas leis de mercado distorce toda a economia. É ingenuidade achar que um burocrata de Brasília possa regular o livre mercado", concluiu, sob aplausos da plateia.

 

FONTE:

https://www.panhoteis.com.br/noticia-hotelaria-gastronomia-profisssional/conotel/competitividade-e-tarifas-dominam-painel-do-conotel_99276.html#.U1lojlVdWSp

Publicações relacionadas