Feira de acessibilidade para pessoas com deficiência espera 45 mil visitantes

JORNAL DO BRASIL

Cerca de 45 mil pessoas entre profissionais da saúde e consumidores são esperadas nos quatro dias da 14ª edição da Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, aberta hoje (9), nacapital paulista.

Serão 300 marcas da indústria nacional e internacional expondo aplicativos, adaptações veiculares, cadeiras de rodas elétricas, próteses e órteses, aparelhos auditivos, produtos ortopédicos e materiais hospitalares. A feira ocorre no São Paulo Expo Exhibition e Convention Center, com entrada gratuita.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no Brasil em torno de 46 milhões de pessoas com deficiências, o que corresponde a 24% da população. São 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país será o sexto em número de idosos em 2025, quando deve chegar a 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

O mercado de produtos e serviços para pessoas com deficiência fatura anualmente cerca de R$ 5,5 bilhões. O segmento é formado por 42% de pessoas das classes A e B, 44% da classe C e 14% das classes D e E. Neste ano, a novidade é o foco no segmento dos obesos e pessoas com mais de 60 anos. “Queremos dar ênfase à qualidade de vida dessas pessoas, ultrapassando a barreira da liderança em novidades no setor. Teremos ainda o lançamento do selo de acessibilidade e inclusão da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH)”, comentou Marco Antônio Mastrandonakis, um dos organizadores da feira.

De acordo com o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, estar na Reatech é fortalecer o espaço de visibilidade para os brasileiros que têm alguma deficiência. “O objetivo é dar oportunidade para que essas pessoas mostrem seus potenciais, se encontrem e possam conhecer produtos que melhorem sua qualidade de vida. Esse espaço não visa proteger as pessoas com deficiência, no sentido de segregá-las, mas no sentido de incluí-las e mostrar que são um nicho importante”, disse ele.

Ferreira lembrou que no domingo (12), último dia da Reatech, será lançada nova versão da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, além de seminários e debates sobre o assunto com os visitantes. “O Brasil ratificou a convenção em 2009, e esse documento alcançoustatus de emenda constitucional. Cada artigo foi comentado por um ou dois especialistas, e é esse material que será lançado domingo. É uma oportunidade de as pessoas conhecerem esse material”, acrescentou.

Entre as novidades na feira estão o Beamz Music System que permite a usuários de todas as idades, com limitações físicas e habilidades cognitivas diversas, tocar música utilizando centenas de instrumentos, efeitos sonoros e músicas. É composto por um controlador a laser e um conjunto de softwares. Pode ser utilizado como um recurso para atividades sensoriais e motoras, utilizando apenas os movimentos dos olhos ou o movimento do corpo nas ondas sensoriais.

Há também o Timocco, uma plataforma interativa de reabilitação pediátrica que incentiva a criança, de forma divertida e segura, por meio de atividades para serem usadas nas terapias. A tecnologia é baseada na realidade virtual e captura de vídeo, de forma simples e fácil de operar. Basta um computador e uma câmara web.

A Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara) traz para a feira o Tablet Prodigi, com recurso de leitura falada, inédito no mercado. O Prodigi é um escâner com voz e videoampliador de mesa, indicado para uso em casa ou no trabalho. Inclui um tablet com suporte que pode ser desacoplado da base e transportado facilmente, fornecendo a mesma funcionalidade da base. O usuário escolhe se deseja ouvir textos captados pela câmera, lê-los visualmente com ampliação de cores e contrastes ajustáveis, ou as duas formas ao mesmo tempo.

https://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/04/09/feira-de-acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia-espera-45-mil-visitantes/

Publicações relacionadas