Equipotel 2015 lança espaço de Acessibilidade Universal

EQUIPOTEL 2015 LANÇA ESPAÇO DE ACESSIBILIDADE UNIVERSAL EM SÃO PAULO

Foi lançado na tarde desta terça-feira (16), na sede da Reed Exhibitions Alcantara Machado, na capital paulista, o Espaço de Acessibilidade Universal que será implantado na Equipotel 2015, feira que acontecerá de 14 a 17 de setembro na cidade. A novidade foi desenvolvida em conjunto com o IDT-CEMA – Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente e a Design Universal Arquitetura & Consultoria, com o apoio da ABIH/SP – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo.

No lançamento, estiveram presentes à mesa de apresentação Marco Antônio Pelegrini, representando a SPD-SP – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Roberto Silva Santos, representando a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; Bruno Omori, Presidente da ABIH/SP; Edison Passafaro, Diretor do IDT-Cema – Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente; Rodrigo Rosso, Presidente da ABRIDEF – Associação Brasileira das Indústrias e Revendedoras de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência; José Armênio, da IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil e Luciane Leite, da SPTuris, além dos anfitriões do encontro, Paulo Otávio, Vice-Presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado e Luciele Marques, Gerente da Equipotel, que conduziu as apresentações.

O espaço que será construído nas dependências do Pavilhão de Exposições do Anhembi para a feira possui 250 m², ocupados com estações de gastronomia e lazer concebidos através do conceito internacional de Desenho Universal, e adoção de normas técnicas de acessibilidades estabelecidas pela ABNT. O projeto fica a cargo da Design Universal Arquitetura & Consultoria. Nesse espaço também serão promovidas palestras, atividades sobre acessibilidade e desenho universal na hotelaria, gastronomia, lazer e nos transportes acessíveis.

Com o espaço, a Reed Exhibitions visa posicionar a Equipotel em um lugar de destaque, segundo o Vice-Presidente Paulo Otávio. “Há diversos players no mercado de hospitalidade além de hotel, como hospitais, faculdades, restaurantes entre outros. A acessibilidade é uma porta fundamental para cadeia específica de negócios e o espaço gerará relacionamentos de uma forma lúdica”, apontou.

De acordo com Bruno Omori, o espaço promove a integração do poder público com este nicho, tão importante e ainda pouco atendido pelo setor privado. “O programa de acessibilidade mostrará ao mercado uma boa oportunidade de negócios, em todos os segmentos de hospitalidade. Certamente, na hotelaria, a taxa de ocupação tende a aumentar. Acessibilidade não é atender a legislações, mas atender um mercado que precisa de investimento. Vamos mostrar ao empresário qual a forma correta de investir e como garantir rentabilidade a partir disto”, afirma o presidente da ABIH em São Paulo.

Representando a ABNT, Roberto Silva Santos declarou que este espaço dará visibilidade ao desenho universal de acessibilidade, fazendo os empresários de fato entenderem-no e adequarem-se à ele. “A norma visa ajudar, e dará oportunidade para o investidor ter informações e certificar-se”, completa. No encontro, também foi lançado selo de acessibilidade e inclusão social criado pela ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e a ABNT, que será colocado nos hotéis que investirem em acessibilidade em suas dependências.

Edison Passafaro, do IDT-CEMA, é um dos curadores do projeto junto à Silvana Cambiaghi. Para ele, “é preciso quebrar o estigma de que acessibilidade é algo caro e só atenderá um pequeno número de pessoas. Existe um preconceito geral da sociedade, mas o quadro já mudou em relação a alguns anos atrás. Hoje, a acessibilidade incorpora outros segmentos, como gestantes, obesos e idosos, e é importante ressaltar que a parceria destas entidades geram inclusão social, geram negócios e uma sociedade mais justa”, afirma o Diretor, que citou a cidade de Socorro (SP) como um grande case de sucesso no quesito acessibilidade com o Parque dos Sonhos.

O Presidente da ABRIDEF – Rodrigo Rosso reforçou o discurso de que é preciso tratar a pessoa com deficiência como um consumidor comum. Segundo  ele, 46 milhões de pessoas no País são deficientes físicos, representando 23,9% da população. No comércio, o faturamento com produtos voltados para este públicos, como bengalas, cadeiras adaptadas, barras e corrimões, entre outros é de R$ 5,5 bilhões por ano. Do total de pessoas com deficiência , 42% delas são da classe B, com alto poder de decisão. “O universo mudou, antes as pessoas não queriam envolver deficientes no negócio. Com o espaço, mostraremos que é um ambiente que será utilizado com frequência sob o desenho universal”, conta.

O objetivo é permitir o acesso aos ambientes, produtos e serviços para todas as pessoas, independentemente de características físicas e sensoriais. “Queremos mostrar aos empresários e profissionais do setor de hotelaria, gastronomia e turismo em geral que é possível aliar design e acessibilidade. Não é necessário alto investimento para garantir respeito à diversidade humana”, explica Luciele Marques, gerente da Equipotel.

Novidades para 2015

Além do projeto de acessibilidade, a Reed Exhibitions apresentou o que levará de novo à 53ª edição da feira. A organizadora promoverá a capacitação de estudantes de cursos de hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi com o projeto Compradores do Futuro, onde eles atuarão como verdadeiros profissionais e poderão ser certificados por isso. Também será realizada a Vitrine de Lançamentos, onde serão expostos os melhores e mais relevantes lançamentos do ano para o mercado.

FONTE DA NOTÍCIA: AQUI

Publicações relacionadas