ABIH/SP e EQUIPOTEL 2015 lança Espaço de Acessibilidade Universal em São Paulo

Portal dos Eventos

Em evento para entidades apoiadoras da Equipotel, empresários e imprensa, Reed Exhibitions Alcantara Machado dá plataforma para setor de hospitalidade voltar investimentos para público com necessidades especiais.

Da Redação

Durante evento de lançamento do Espaço de Acessibilidade Universal da Equipotel 2015, a organizadora da feira, Reed Exhibitions Alcantara Machado, reuniu diversos especialistas e entidades apoiadoras do evento, que chancelaram a importância de um espaço dedicado à ideia de Desenho Universal. Na feira, que vai de 14 a 17 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, uma área de 250 m² apresentará ambientes de convivência e unidades habitacionais concebidos através do conceito internacional de acessibilidade, atendendo as normas técnicas da ABNT. O projeto fica a cargo da Design Universal Arquitetura & Consultoria, com a coordenação do IDT-CEMA – Instituto de Desenvolvimento do Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente.

Nesse espaço também serão promovidas palestras, atividades sobre acessibilidade e desenho universal na hotelaria, gastronomia, lazer e nos transportes acessíveis. O evento também marcou o lançamento do selo de acessibilidade e inclusão social criado pela Abih-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e ABNT. A iniciativa tem apoio do IAB-SP – Instituto dos Arquitetos do Brasil; e da Associação Brasileira das Indústrias e Revendedores de Produtos e Serviços para Pessoas com Deficiência – Abridef.

“Temos que pensar que o desenho universal deveria estar presente em todos os ambientes. Podemos dizer que esse projeto na Equipotel será apenas o ponto de partida para mudarmos o conceito dos empresários sobre os portadores de deficiência – acredita o presidente da Abridef, Rodrigo Rosso – só para se ter uma ideia, 46 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Esse mercado, formado basicamente por fabricantes de cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, adaptadores para banheiros etc., movimenta cerca de R$ 5 bilhões por ano. O que falta é informação dos empresários”.

Para o presidente da Abih-SP, Bruno Omori, a ideia é promover a integração dos poderes público e privado, para atender todos os cidadãos – gestantes, obesos, idosos – que necessitam de cuidados especiais. “A Equipotel dá essa oportunidade de se estar com os donos de hotéis, bares e restaurantes, para mostrarmos que a inclusão social não é só para atender a legislação, mas também gerar negócios, especialmente num momento de crise. Criamos o selo Abih de Acessibilidade para qualificar, ainda mais, os fornecedores do setor da hospitalidade”. Edison Passafaro, diretor do IDT-CEMA, também presente no evento, chamou atenção para a mudança de paradigmas. “O deficiente faz parte da sociedade, trabalha, estuda, viaja. Quando falamos em deficiência não é somente o cadeirante, mas outros grupos fazem parte, como pessoas obesas que têm dificuldade de locomoção. O Plano Diretor de Turismo da Cidade de São Paulo contempla a acessibilidade, assim como o decreto federal 5.296/2004. Temos que somar esforços, para gerar inclusão social e oportunidades para todos”.

“A Equipotel é uma das marcas mais tradicionais do setor de hospitalidade, um conceito muito amplo. Por isso, desde quando adquirimos a marca, em 2012, temos buscado valorizar cada segmento desse setor e, assim, criamos o Espaço da Acessibilidade Universal – explica o vice-presidente da Reed, Paulo Octávio Pereira de Almeida – sabemos que as feiras geram oportunidade de negócios. Queremos que esse espaço chame a atenção dos visitantes, não somente na parte nos ambientes, mas levando também informação. Será um aprendizado para todos”.

Entre as novidades da Equipotel São Paulo 2015, Paulo Octavio destacou a ampliação dos setores da feira, com áreas para food service, equipamentos e utensílios, gestão de TI, entre outras. Os eventos paralelos também vão movimentar a feira todos os dias, como a Ilha Gourmet, Equipotel Conference, Ilha do Conhecimento, Área SPA, 3ª edição da Mostra Abmotéis e o 4º Encontro de Negócios Food Service. “É parte da nossa estratégia aprimorar e trazer novas atividades para os visitantes. Por isso, criamos também o projeto Compradores do Futuro, voltado para os estudantes. A ideia é que os melhores estudantes sejam selecionados pelas universidades para fazer uma visita técnica na feira”.

Equipotel 2015

Data: 14 a 17 de setembro de 2015

Horário: segunda a quinta-feira, das 13h às 21h (entrada até às 20h)

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi

Site oficial: www.equipotel.com.br

Publicações relacionadas