Equipotel lança Espaço de Acessibilidade Universal

Durante a abertura da Equipotel 2015, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), foi realizado o lançamento do Espaço de Acessibilidade Universal, projeto idealizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado e a ABNT.

Trazendo ambientes como cozinhas e banheiros completamente adaptados à pessoa com deficiência, projetados pela arquiteta Silvana Cambiaghi, o espaço tem como objetivo conscientizar os profissionais do setor hoteleiro sobre a importância de adaptar os empreendimentos às questões de acessibilidade.

“O espaço foi concebido justamente para mostrar que é possível projetar um hotel que seja acessível e com um design bonito, quebrando o paradigma de que a área para a pessoa com deficiência deve ser diferente e menos atraente esteticamente. Lembrando que atualmente temos 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, sendo uma parcela de 30 milhões composta por pessoas acima dos 60 anos, sem contar gestantes e acidentados temporários, o que representa um núcleo enorme de mercado”, diz o coordenador do espaço e auditor em Acessibilidade da ABNT, além de diretor de Acessibilidade da IDT Cema, Edison Passafaro, lembrando que a inclusão de áreas de acessibilidade devem ser feitas durante a construção dos hotéis, e não após sua finalização. 

Ao concordar com a opinião de Passafaro, o presidente da ABIH São Paulo, Bruno Omori, afirmou que o potencial mercadológico neste setor é muito grande. “Os donos de hotéis precisam ter a visão de que, ao adaptarem seus empreendimentos, além de favorecerem a inclusão social, também ampliam suas possibilidades mercadológicas para captar clientes. É possível construir um hotel 100% acessível gastando quase a mesma coisa do que um estabelecimento comum”, conclui Omori.

A área também conta com uma cozinha comandada por chefs com síndrome de down.

www.panhoteis.com.br/noticia-hotelaria-gastronomia-profisssional/equipotel/equipotel-lanca-espaco-de-acessibilidade-universal_118721.html#.VfeMnRFViko

Publicações relacionadas