ABIH-SP, representada pelo presidente Bruno Omori, atende à reunião do Conselho Estadual de Turismo

Durante encontro foram discutidas questões como a hospitalidade, classificação

      

Brotas recebe Conselho Estadual de Turismo

Integrantes do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo reuniram-se na última sexta-feira (17), nas dependências da Fundação CEU – Centro de Estudos do Universo do município de Brotas, para debater e analisar diversos temas relacionados à atividade turística paulista.

 

Representando o secretário estadual de Turismo Cláudio Valverde, o diretor estadual de turismo da Pasta, Maurício Juvenal, afirmou na oportunidade que “Brotas é referência nacional no setor, em especial pelo seu planejamento. Trata-se de um case de sucesso e , merecidamente, é conhecida como a Capital do Turismo de Aventura”. Referiu-se à hospitalidade do município como fator fundamental para quem quer se firmar no contexto do turismo. “E o bem receber de Brotas salta aos olhos”, ressaltou Juvenal.

 

O diretor destacou a realização do Festival Gastronômico Sabor de SP idealizado pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com o Senac e a revista Prazeres da Mesa. “Estamos em fase final, uma vez que nos dia 29 e 30 de junho serão eleitas as melhores iguarias do Estado de São Paulo. Permaneceram por processo de seleção popular 30 pratos que serão julgados, também pela população, no Parque da Água Branca, na Capital. Assim São Paulo vai exibir sua típica gastronomia que resultará num Guia Turístico-Gastronômico Sabor de SP”.

 

Temas como promoção do Brasil no exterior, classificação hoteleira, turismo rodoviário e a consolidação dos circuitos turísticos paulistas tomaram conta do encontro que contou com a presença, além de Mauricio Juvenal, do secretário executivo do conselho Márcio Santiago; do prefeito de Brotas Orlando Pereira Barreto Neto, do presidente do Conselho Municipal de Barretos, Alexandre Laranjeira,  do conhecido incentivador do setor, o conselheiro Jarbas Favoreto e inúmeros participantes da entidade.

 

Brotas

 

Com 22 mil habitantes, o município recebe cerca de 200 mil visitantes anualmente, cuja grande parte está à procura de esportes de aventura aquáticos, como: rafting, o bóia-cross, a canoagem e o canyoning, uma vez que Brotas concentra inúmeros atrativos turísticos, na sua maioria hídricos – represa, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes.

 

Este município, localizado na região central do estado de São Paulo, localiza-se a 208 quilômetros da Capital. E a mais provável origem do nome Brotas é proveniente de sua fundadora: dona Francisca Ribeiro dos Reis que, como descendente de portugueses católicos e devota de Nossa Senhora das Brotas, teria prestado uma homenagem à Santa, dando seu nome à cidade. Na Capela de Santa Cruz existe uma imagem do século XIX da referida Santa.

 

 

Fonte: https://www.turismo.sp.gov.br/index.php//component/content/article/17-noticias-destaque-com-fotos/2570-brotas-recebe-conselho-estadual-de-turismo.html

Publicações relacionadas