Hotéis da cidade de São Paulo promovem artesanato solidário

Uma parceria entre a Rede Articulando e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP) vai levar artesanato solidário para dentro dos hotéis. A proposta começa com a implantação de um projeto piloto nos próximos meses, para testar formatos possíveis de exposição e comercialização em um hotel associado.

A oportunidade surgiu a partir de um diálogo entre a Rede, a ABIH-SP e artesãs da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo), e prevê apoio e espaço físico para comercialização dos itens. A proposta e a metodologia serão definidas pela Rede nos próximos dias e apresentadas a Bruno Omori, presidente da ABIH. O número de artesãos e de produtos participantes dependerá do perfil do hotel selecionado.

“Essa articulação com a ABIH é muito significativa para o artesanato solidário, em vários sentidos. Primeiramente, com essa experiência mostramos que o trabalho artesanal de São Paulo tem valor. Abrir espaço de comercialização em um hotel significa estabelecer outros tipos de relação de venda que não aqueles estabelecidos em feiras de artesanato. Estar num hotel nos faz atingir um público que não necessariamente frequenta locais onde está o artesanato paulista e paulistano. E, finalmente, a ocasião nos permite pensar em modelos diferentes de comercialização. Sair do esquema das barraquinhas e da venda em plataformas virtuais, ocupando lugar onde grandes marcas estão”, define Júlia Asche, uma das fundadoras da Rede Articulando.

Em dezembro, o presidente da ABIH-SP visitou o Quiosque Solidário no Shopping Center Norte (falei dele aqui no blog), onde produtos desse artesanato foram comercializados de uma maneira diferente dos esquemas das tradicionais feiras. Foi lá que Bruno Omori reafirmou o interesse em promover essa experiência piloto que começa a ganhar forma.

“A ABIH vê nessa parceria a possibilidade de integrar o turismo, o artesanato e a cultura. O turista poderá conhecer mais sobre a atividade dos artesãos e as peças que representam o estado e sua cultura. Vamos fazer esse piloto na cidade de São Paulo, em horários em que as pessoas que vêm para fazer negócios estão retornando aos hotéis. Será montado um espaço de exposição das peças, na recepção ou em uma sala, visando promover o fortalecimento dos artesãos em si, desmitificando o preconceito sobre o artesanato. Esse projeto tem tudo para crescer. Na cidade de São Paulo, temos mais de 400 hotéis, e no estado são mais de 2.800. A ideia é que essa iniciativa se torne um círculo virtuoso entre turismo, cultura e artesanato”, afirma Omori.

A Rede Articulando

Ela foi criada em 2015 com o objetivo de realizar projetos para a promoção do desenvolvimento do artesanato, buscando valorizar, informar, divulgar, comercializar e capacitar os artesãos e artesãs paulistas e paulistanos. Além de constituir representatividade para esses profissionais, busca aproximá-los dos princípios da economia solidária. O grupo facilita a participação em feiras e eventos de parceiros e promove articulações, além de ajudar na construção de propostas de políticas públicas ou demandas específicas, como essa da ABIH.

Hoje, a Rede é formada por 42 filiados, mais de 250 artesãos cadastrados, três fundadoras, algumas ‘embaixadoras’ (artesãs que inspiram o grupo por terem um case interessante, por ajudar na curadoria ou ainda obter doações de material para promoção de cursos e multiplicação de saberes) e uma rede de parceiros.

A iniciativa integra também a Rede Artesanato Solidário SP, formada a partir do projeto Ecosol SP Como Estratégia de Desenvolvimento, implementado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo e pela Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários do Brasil (Unisol). Esta Rede conta com 29 empreendimentos e/ou empreendedores e empreendedoras, promove assessorias técnica e jurídica para estruturar empreendimentos e articula parceiros e apoiadores para ampliar espaços de atuação e valorização do artesanato.

Foto: Rede Articulando

Clique e leia a integra da noticia

Publicações relacionadas